Pastoral dos Coroinhas

(83) 9-9622-9981

Coroinhas e Acólitos – Grupo São Tarcísio

QUEM SÃO?

São meninos e meninas que realizam em sua vida a experiência do discipulado e do serviço à comunidade, de modo especial, exercendo o papel de servir o altar e auxiliar o Sacerdote e o Diácono nas missas e celebrações de sacramentos.

A MISSÃO

Têm como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. São convidados a doar tempo da sua vida em testemunhar Jesus Cristo, viver em intimidade com Ele no serviço do altar e contribuírem na construção do Reino de Deus, no ambiente onde estão inseridos, seja na família, no grupo, na comunidade, na escola, no grupo de catequese e assim por diante. Por atuarem diretamente nos serviços do altar e da comunidade, os(as) coroinhas e os acólitos também têm por missão o zelo pela comunidade como ambiente de oração, favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo, além de defenderem a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.

A ESPIRITUALIDADE

Testemunhar a presença real de Cristo na Eucaristia e das bênçãos que Ele derrama em sua Igreja. Piedade, a oração, a adoração, a reverência e gosto pelos demais sacramentos.
A espiritualidade dos Coroinhas e Acólitos é eucarística. Em cada celebração eucarística, os Coroinhas e Acólitos tornam-se guardiões e defensores da sacralidade da Eucaristia.

O COMPROMISSO

01 – Boa vontade;

02 – Disponibilidade para Deus e sua comunidade;

03 – Esforçar para ser bom, procurando viver o que Jesus ensinou;

04 – Responsabilidade;

05 – Assiduidade;

06 – Pontualidade;

07 – Seguir os ensinamentos da Igreja;

08 – Participar das Reuniões;

09 – Participar dos Encontros de Formação para conhecerem as Orientações Gerais e aprender     as funções do Coroinha/Acólito;

10 – Ser cuidadoso com as coisas da igreja e do altar.

11-Tratar os paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos sagrados destinados ao culto divino;

12 – Ser humilde e prestar atenção ao que lhe for ensinado.

13 – Cultivar o gosto pela oração e a leitura da Bíblia a cada dia.

14 – Dedicar-se  ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor.

15 – Durante os atos litúrgicos evitar conversas, risos ou brincadeiras (durante as celebrações, evitar circulações no presbitério);

16 – Observar o silêncio na igreja e na sacristia. E manter a concentração, principalmente, antes de começar o ato litúrgico.

A FUNÇÃO

– Participar da procissão de entrada nas celebrações, portando a Cruz Processional;

– Auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade;

– Acender e apagar as velas , quando necessário, nas celebrações litúrgicas;

– Ajudar na preparação das ofertas e do lavabo para o momento da purificação do sacerdote;

– Acompanhar os Ministros até a Capela do Santíssimo para o traslado das âmbulas com as partículas consagradas, portando a vela acesa e a chave do Sacrário.

SER COROINHA NÃO É UM PRIVILÉGIO.

É UM SERVIÇO, UM MINISTÉRIO!

Veja algumas atitudes que são necessárias ao coroinha:

•    Espírito de disponibilidade: estar pronto para ajudar.

•    Espírito sensível: estar atento às necessidades.

•    Espírito de equipe: ninguém constrói nada sozinho, muito menos a Igreja e o Reino de Deus. Portanto, no grupo de coroinhas não deve haver competição, mas ajuda, companheirismo e amizade.

•    Espírito de fé: a celebração eucarística é o momento mais forte da vida da comunidade. É ali que todos celebram suas vidas, suas lutas pela justiça e a fraternidade. Por isso, o coroinha não está no altar como se estivesse fazendo um teatro. Ele está ali para ajudar a comunidade a rezar. Assim, deve participar da celebração com atenção e piedade.

ADMISSÃO E ACOMPANHAMENTO

Os candidatos a Coroinhas/Acólitos deverão fazer a inscrição na Secretaria Paroquial ou com a equipe responsável para iniciar seu processo formativo.