Batismo

O que é o sacramento do Batismo?

Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e Participantes de sua missão.

Quem pode receber o Batismo?

Pode receber o Batismo qualquer criança que não tenha sido batizada. A partir dos sete anos, a pessoa não batizada deve preparar-se, através da Catequese Paroquial, para receber esse sacramento.

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?

O Padrinho e a Madrinha tem dupla responsabilidade:

1.      Orientar o (a) afilhado (a) no crescimento da fé, isto é, se os pais são indiferentes em relação à vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão.

2.       Amparar o afilhado em caso de doença grave ou de necessidade materiais de seus pais.

Para padrinho e madrinha devemos escolher:

·         Pessoas católicas e participantes da comunidade;

·         Que sejam batizadas, crismados e tenham feito a Primeira Eucaristia;

·         Pessoas que tenham no mínimo 16 anos e/ou que não sejam idosas;

·         Pessoas que possuam laços fortes de amizade com a família;

·         Pessoas casadas no religioso ou solteiro desimpedido;

Onde a criança deve ser batizada?

A criança deve ser batizada na comunidade onde os pais frequentam. Caso se deseja realizar o batizado em outra Paróquia ou comunidade deve-se conversar com o Padre da comunidade de origem e pegar com ele uma autorização por escrita.

É importante dar atenção à escolha do nome da criança?

Claro, o nome é como uma identidade pessoal. Ele marca a pessoa para a vida toda. Por isso, é necessário escolher nomes que tenham um significado especial para os pais ou para a própria criança e não somente porque tal nome está na moda, ou é de um artista ou personagem de televisão, ou nomes que representam outra fé, que não a católica.

Quais os documentos necessários para o batismo?

São necessários a Certidão de Nascimento da criança e o comprovante da preparação de Batismo dos pais e padrinhos.

Ser batizado ou não, faz diferença?

”…a maior graça que alguém pode receber na terra” É através do Batismo que participamos da Redenção que Jesus nos conquistou com o Seu precioso sangue. Tanto assim, que Ele disse aos Apóstolos, pouco antes de sua Ascensão ao Céu: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16,16). Pelo pecado de Adão e Eva, a humanidade se separou de Deus, e experimentou a danação, já que Deus é a fonte da vida do homem. Jesus veio para “tirar o pecado do mundo” (João 1, 29) e recolocar o homem em comunhão com Deus. Ele fez isso pela sua Paixão e Morte de Cruz, e deixou a Igreja e os Sacramentos para que esta salvação chegue a cada pessoa. O Batismo é exatamente este primeiro sacramento que nos faz “membros do Corpo de Cristo” (conf. I Coríntios 12 27) e participantes de Seus méritos. Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença! Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.

Referência

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 2. ed. Editora: Vozes, Paulinas, Ave-Maria, 1993 [Sigla CIC].