Jun 13, 2016

São Tomás de Aquino e a nossa fé

Foto de: reprodução

"Santo Tomás de Aquino mostrou com muita
propriedade que a razão não está em
desacordo com a fé, muito pelo contrário,
as duas caminham juntas".

Para falar de São Tomás de Aquino de maneira que realmente pudéssemos conhecê-lo, seria necessário um texto muito longo, mas que, com certeza, valeria a pena ler, pois conhecer esse santo, chamado também de “Boi Mudo da Sicília”, é conhecer uma das maiores influências filosóficas e teológicas da Igreja e, por consequência, do mundo ocidental. Sua obra é imensa e fica ainda mais impressionante pensar nisso sabendo que ele escreveu com pena e tinta e não com os dispositivos que temos a disposição atualmente.

São Tomás é do século XIII, da Idade Média, um tempo as vezes lembrado de forma negativa, mas que certamente possui uma importância enorme para a cultura atual. Se ainda hoje é difícil para alguns dizer que a fé e a ciência não são compatíveis, São Tomás de Aquino mostrou com muita propriedade que a razão não está em desacordo com a fé, muito pelo contrário, as duas caminham juntas, uma iluminando a outra, na busca pela verdade. A sua síntese de Teologia é tão importante para a Igreja que o Papa Leão XIII escreveu uma encíclica em 1879, chamada Aeterni Patris, que já no subtítulo mostra o peso de São Tomás: “Sobre o restabelecimento, nas escolas católicas, da filosofia cristã segundo o espírito angélico de São Tomás de Aquino”.

Como todos aqueles que desejam servir a Deus, São Tomás de Aquino encontrou muitas dificuldades no seu caminho. Quando anunciou que seria dominicano, isso não foi bem aceito pela família porque eram nobres e não podiam ver seu filho nessa nova ordem mendicante. Chegaram a deixá-lo preso durante três anos para fazê-lo mudar de ideia. Se diz ainda que seus irmãos, em uma tentativa de persuadir o santo, contrataram uma prostituta para seduzi-lo. Mas sendo fiel ao seu propósito, ele sai dessa prisão e foi para Nápoles e depois Roma, para se encontrar com o superior da Ordem dos Dominicanos.

Talvez sua obra mais famosa seja a Suma Teológica, na qual ele expõe de maneira muito metódica sobre os mais diversos assuntos teológicos como Deus, o homem, os atos morais, a liberdade. O Papa Pio XI disse que “A Suma Teológica é o céu visto da terra”. Essa visão é sempre menor do que a realidade mesma do céu, porque é o finito buscando ver o infinito, mas quando lemos São Tomás de Aquino entendemos que o pouco que podemos conhecer nos exige toda uma vida de dedicação e ainda ficam faltando muitas por ver.

São Tomás de Aquino é com certeza uma figura que precisamos conhecer em maior ou menor grau quando nos aproximamos a Deus. E isso, colocado em termos muito simples, porque nessa busca pessoal por Deus, o 'Boi Mudo' pode dar um auxílio extremamente útil para cada um de nós. Sua vida e sua obra são um legado, um tesouro imenso do patrimônio da Igreja que precisa ser mais conhecido. Mas que tudo isso sempre nos leve a uma maior consciência de que o que realmente importa é viver uma vida cada vez realmente cristã, e nisso também o Aquinate (conjunto das obras de São Tomás) é exemplo para todos.

O apelido de "Boi Mudo da Sicília"

Em fins de 1245, Tomás de Aquino é encaminhado para Paris para continuar seus estudos. Ainda é estudante. Em Paris, torna-se aluno do grande intelectual alemão Alberto Magno, este que se dedicara ao estudo da obra de Aristóteles. Nessa época, Tomás de Aquino é apelidado de “Boi Mudo da Sicília”. A referência parece resultante da notável estatura física de São Tomás aliado ao fato de que seu constante silêncio durante as aulas causava a impressão de que nada entendia.  Porém, durante uma aula, Tomás de Aquino tomou a palavra para contestar uma fala do Mestre Alberto e sua explicação foi tão brilhante que o mesmo sugeriu que o “Boi Mudo” da Sicília iria sacudir o mundo quando começasse a falar.

Ir. João Antônio Johas Leão

Referência: