Mai 14, 2016

Igreja de Coremas tem novo espaço litúrgico

A Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia em Coremas-PB ganhou uma nova roupagem litúrgica em toda a sua estrutura física. Desde maio deste ano que o Padre Givanaldo iniciou os trabalhos de restauração e mudanças em toda a igreja. Passado por um longo processo de reforma, derrubadas e construções, hoje a igreja tem um rosto todo novo e de espaço muito amplo e aconchegante.

A igreja ganhou novo piso, novo teto, novos bancos e novas portas, pinturas modernas e rústicas, capela do Santíssimo, Pia Batismal, banheiros, cadeiras presbiteral e altar novo polido em mármore. A parte externa da igreja também esta sendo restaurada para deixá-la cada vez mais um espaço de fraternidade e acolhida da comunidade.

No dia 26, o Bispo presidiu a Celebração de dedicação e consagração do altar e bênção da Cadeira Presidencial, Ambão e Pia Batismal. Uma celebração bastante significante e cheia de simbolismo que dão sentido e base à nossa fé que se propaga pela Palavra de Deus anunciada e pelo Pão Eucarístico partilhado.

O Rito de consagração teve início com a bênção da Cadeira do Presidente, isto é, daquele que preside e dirige a assembleia dos fieis naquela Paróquia. A Cátedra quando na Catedral é o lugar de onde o Bispo pastoreia seu rebanho, numa paróquia, a cadeira tem seu pastor local, o padre que acompanha e dirige na fé o povo de Deus a ele confiado.

Em seguida o bispo se dirige a Pia Batismal e procede a bênção da água que servirá de fonte para os novos nascentes da igreja, isto é, aqueles que entram na Igreja através do Batismo e aspersão da água abençoada. Feito a bênção, o Bispo pediu que o padre Givanaldo aspergisse toda a assembleia, fazendo assim também o ato penitencial da celebração.

“Vi a água que saía do templo, aleluia;
e todos aqueles a quem ela chegou
foram salvos e cantam: Aleluia”

Antes das leituras, também o Ambão (mesa da Palavra) foi abençoada. Dai se proclama a Palavra de Deus que é fonte para a Igreja que se alimenta também da Eucaristia. Antes o Verbo já existia voltado para Deus e era mesmo Deus, mas o Verbo se encarnou e desceu à Terra como homem para a nossa salvação.

Seguiu as leituras e homilia, em seguida se deu o Rito de Consagração do Altar, com Oração Consecratória, invocação dos Santos todos do Céu e unção com o Óleo da Crisma e em seguida a queima de incenso no centro do Altar.

“Suba até Vós, Senhor, a nossa oração
como incenso na vossa presença;
e, assim como esta casa se enche de suave perfume,
assim a vossa Igreja exale o bom odor de Cristo.”

Por fim, o altar é revestido com toalhas brancas, iluminado com as chamas do fogo e enfeitado com rosas. Dado o Rito, a Celebração segue o seu costume e os fieis participam atentamente de toda a celebração.

“A luz de Cristo ilumine a mesa do altar
e com ela resplandeçam
os convivas da Ceia do Senhor”